Coletivo “Detroit Soap” ouve ideias que melhorem a cidade

4 minutos para sua ideia

4 minutos para sua ideia

Detroit já foi um grande centro manufatureiro nos EUA, mas vive reflexos da falência econômica de 2013 que levou a desemprego e abandono da população atrás de mais oportunidades. Na tentativa de ajudar a cidade americana a se reerguer, um projeto de financiamento coletivo chamado “Detroit Soup”, cria ciclos de encontros onde nascem ideias que valorizem ações de cidadãos.

Nascido em 2010, o movimento reúne voluntários que organizam um conceito simples: cada participante paga US$ 5 para entrar e ouvir três ou quatro pessoas apresentar uma ideia de como melhorar a comunidade local. Cada apresentador tem no máximo quatro minutos para “vender” sua ideia, e recursos como PowerPoint são proibidos. A plateia pode fazer, no máximo, quatro perguntas.

Quando as apresentações terminam, uma sopa é servida, O público então debate entre si e votam na sua ideia favorita. A vencedora leva todo o dinheiro arrecadado na bilheteria e usa-o para financiar seu projeto, com a promessa de voltar ali em três meses e relatar seu progresso.

 

Detroit Soap - reúne pessoas para debater como melhorar a cidade

Detroit Soap – reúne pessoas para debater como melhorar a cidade

95ª sopa (março de 2015)

Com uma pequena equipe voluntária, um salão vazio é rapidamente enchido com mesas repletas de pão e sopa. Os participantes logo chegam com bandejas de bolos, doces e potes de comida. Em uma típica noite de inverno no Estado de Michigan, de neve e baixas temperaturas (-15ºC), muitas pessoas ficariam pouco entusiasmadas em sair de casa.

Amy Kaherl, 33, fundadora do Detroit Soup

Amy Kaherl, 33, fundadora do Detroit Soup

Mas “as ‘sopas’ de inverno sempre vão bem”, diz Amy Kaherl, 33, fundadora do Detroit Soup, enquanto preparava um dos eventos. “As pessoas ficam felizes em poder sair da hibernação. Hoje fazemos nossa 95ª sopa e até hoje já arrecadamos mais de US$ 85 mil”, ela diz.

Kaherl e seus amigos começaram o projeto com o objetivo de ajudar artistas locais a realizar sua ambição criativa. Passados cinco anos, o “Soup” se tornou um amplo movimento na cidade, indo muito além da comunidade artística.

Nessa noite, as ideias que disputavam financiamento incluíam um projeto de agricultura urbana, uma biblioteca comunitária para o Mês da História Negra e um grupo de apoio para pessoas sob risco de serem despejadas.

Em seu princípio, o Detroit Soup era comandado dentro de uma padaria local. Quarenta pessoas participaram do primeiro evento, que arrecadou US$ 110 para um projeto de arte local.

O projeto cresceu e agora ocupa um antigo estúdio cinematográfico, antes usado para produzir peças publicitárias do Exército americano. E as ideias vencedoras costumam receber financiamento superior a US$ 1 mil.

Já foram financiados uma companhia de teatro que realiza apresentações gratuitas de Shakespeare; um grupo que constrói bancos para pontos de ônibus; e uma empresa start-up que transforma pedaços de muros grafitados em joias.

O maior sucesso do projeto chama-se Empowerment Plan: uma organização sem fins lucrativos que produz casacos que podem ser convertidos em sacos de dormir. Eles são doados aos sem-teto da cidade.

A fundadora da ideia, Veronika Scott, apresentou-a em 2010, quando ainda era estudante. Para sua surpresa, ela arrecadou US$ 850. Pouco dinheiro, mas bem o que ela precisava.

“O dinheiro só vai até um ponto, e foi gasto rapidamente. Foi o voto (do público da Sopa) que fez a diferença — o voto de confiança”, diz Scott. “Foi a primeira vez que eu falei do projeto em público, e as pessoas disseram: ‘Isso pode virar um ótimo negócio e você deve tentar concretizá-lo’.”

Após sua vitória na Sopa, a imprensa cobriu a história, o que atraiu investidores e vem fazendo o coletivo crescer.

😉

O cidadão no comando das cidades, fazendo delas bons cenários para se viver.

 

Fonte: BBC Brasil 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s