O valor da Yoga para os homens

O cantor Adam Levine

O cantor Adam Levine

Ao praticar Yôga, você aprimora o seu foco mental, livra seu sistema de toxinas, e aumenta o seu desempenho como um todo. Alcança uma maior flexibilidade, que ajudará em praticamente todos os esportes, evitando contusões, estiramentos e outros males comuns em esportes de impacto.

Conceitualmente, o objetivo do yoga é simples: atingir o estado de hiperconsciência por meio de posturas e ações específicas, principalmente alongamentos e respirações. Não existe apenas uma maneira para alcançar essa meta. No Brasil, são praticados mais de 40 diferentes tipos de yoga, com interpretações diversas. Enquanto uma modalidade foca no aspecto espiritual, a outra se concentra na exigência física, etc.

Cada uma das principais formas de fazer yoga vai te ajudar a desenvolver habilidades específicas e muito importantes. Por exemplo:

  • Ashtanga – ensina a sincronizar movimento e respiração como nenhuma outra;
  • Hatha – ajuda a entender como progredir na postura ficando na mesma posição durante 10 segundos;
  • Iyengar (pronunciado “Ayengar”) – usa elementos externos como cordas, cadeiras e travesseiros para  conseguir chegar mais longe nas posturas;
  • Flow – reforça o fluxo dos movimentos e respiração;
  • Bikram – a temperatura da sala vai até 40 graus, o que potencializa alongamentos e intensifica a liberação de toxinas.
Uma prática para ambos os sexos

Uma prática para ambos os sexos

Flexibilidade é uma coisa que ajuda a fazer yoga e é onde os homens se sentem em desvantagem. Essa confusão no conceito sobre Yoga entre os homens tem crescido pelo fato de que o corpo das mulheres se adaptam a diferentes posturas de yoga mais facilmente quando compararado ao dos homens.

De acordo com estudos, homens tendem a perder flexibilidade mais cedo já no fim da adolescência. Homens costumam levantar peso nas academias ou correr quilômetros na esteira, para melhorar o nível energético e o tônus corporal. A maioria deles tende a focar em peito, ombros e braços; e eventualmente acabam ignorando os membros inferiores que são músculos das coxas, tendões, pernas e virilha.  Está é uma das razões porque os homens sentem dificuldade em se esticarem no tapete de yoga e preferem se manter distante da yoga.

Yoga funciona num nível físico e mental, lhe ajudando enquanto desempenha diferentes papéis durante o dia. Com a prática regular do yoga, homens também podem ter um corpo mais flexível e realizar posturas avançadas.

Destacamos os principais benefícios do yoga:

  • Melhora de forma considerável a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.
  • Potencializa o desempenho sexual, evitando por exemplo a ejaculação precoce e disfunção erétil.
  • Diminui problemas como estresse, insônia e depressão.
  • Promove benefícios à qualidade de vida, por meio do autoconhecimento, do equilíbrio emocional, do bem-estar e da paz interior.
  • Fortalece a capacidade cardiorrespiratória e a resistência muscular.
  • Aprimora as capacidades cognitivas, como o foco, a memória e a concentração.
  • Suaviza odor corporal, já que pelo suor são eliminados toxinas e a cada aula você terá um cheiro mais suave.

O valor da Yoga para homens - tonusFazer yoga é uma maratona, não um pique de 100 metros. Para aproveitar seus benefícios você deve pensar nele como uma atividade de longo prazo, feita de forma freqüente e que forma parte da sua rotina. Fazer que teu corpo melhore de postura, de tônus, se estique e cresça, e entender melhor teus limites não acontece de um dia para outro. Persevere. Paciência e atenção em como respirar.

Fazer yoga tem evidentes benefícios físicos, mas o que realmente vale a pena é a mistura de esforço, superação e relax mental que o processo inteiro gera quando se faz de forma completa e contínua.

Boa prática.

Namastê.

😉

 

Fontes: Revista Exame – Mestre Sergio Santos – The Art of Living – Vivo Mais Saudável

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s