O valor da Yoga para mulheres

O valor da yoga para mulheres - CapaConhecida como a ciência da sabedoria universal, a Yoga traz sempre bem estar físico, mental, espiritual e muitos outros benefícios.  Algo que encaixa perfeitamente em qualquer fase da vida da mulher que a pratica regularmente.

A criança fica mais tranquila, a adolescente aprende a lidar com o turbilhão de emoções provocadas pelas alterações hormonais dessa fase de transição. Na fase adulta a mulher conta com os benefícios da Yoga para enfrentar situações de estresse, equilíbrio na gravidez, e nos conturbados momentos da menopausa conquistando boa saúde em todos os aspectos. A diminuição dos sintomas podem ser percebidos logo nos primeiros trinta dias de prática.

Os benefícios da Yoga para a mulher

Problemas de saúde como diabetes, dores nas costas e coluna, problemas cardiovasculares, hipertensão, ansiedade, depressão, dores musculares, mau funcionamento intestinal, são controlados.

Alguns deles até desaparecem definitivamente depois de algum tempo de prática da Yoga. Assim, a mulher ganha mais autoconfiança, paz interior, bom humor, disposição para enfrentar qualquer desafio.

  • Alivia a dor na lombar, comum nas mulheres antes da menstruação, durante a gravidez e próximo à menopausa.
  • Regula e alivia a ansiedade e depressão, comuns “naquele período”.
  • Fortalece os músculos abdominais, reduzindo problemas regulares nas mulheres relacionados ao “baixo ventre”.
  • Melhora o humor no cotidiano, pois ameniza os sintomas da TPM.

O valor da yoga para mulheres - TPMDurante a TPM

A prática regular de Yoga atenua os sintomas da TPM ao submeter as respostas do sistema nervoso, que passam por uma verdadeira tempestade durante essa época do mês, a auto-análise. Quem está acostumado a observar o próprio corpo durante a prática de Yoga não sentirá dificuldade em guardar distância frente às mudanças decorrentes das alterações hormonais neste período e terá melhores condições de administrá-las durante os momentos de crise. Esse entendimento vale tanto para ela quanto para quem convive com ela – clique aqui e veja artigo sobre o assunto.

O valor da yoga para mulheres - GravidezNa Gestação

A yoga durante a gestação enfatize a criação de um ambiente psicoemocional sereno para a mulher grávida e seu bebê. Diminui o estresse e ensina a relaxar e respirar durante situações difíceis ou desafiadoras.

Ajuda também no desenvolvimento de uma consciência corporal, força, flexibilidade, resistência e capacidade respiratória. Tudo que a gestante precisará durante o parto e que pode prevenir condições para que elas não venham a ser crônicas no pós-parto.

Yoga para todos, mas com ajustes

Yoga é para todos. Ninguém está excluído. Homens, mulheres, crianças, idosos ou pessoas doentes ou deficientes, não importa, o caminho do yoga é aberto a todos. No entanto, deve ser praticado de acordo com a capacidade física, mental e espiritual de cada um.

Yoga é uma, mas mulheres e homens diferem uns dos outros. Isso não significa que a ioga é diferente para um determinado tipo de corpo, mas a capacidade é diferente para cada pessoa. É apenas uma questão de como se adaptar a prática para que ela traga um equilíbrio adequado. Então, devemos entender o fato da necessidade da adoção de ajustes na prática para homens, mulheres, crianças, idosos, etc.

 O valor da yoga para mulheres - para todosNamastê.

🙂

 

Fontes: The Art of Living – Diário Feminino – Yoga para Gestantes – Yvengar Yoga

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O valor da Yoga para os homens

O cantor Adam Levine

O cantor Adam Levine

Ao praticar Yôga, você aprimora o seu foco mental, livra seu sistema de toxinas, e aumenta o seu desempenho como um todo. Alcança uma maior flexibilidade, que ajudará em praticamente todos os esportes, evitando contusões, estiramentos e outros males comuns em esportes de impacto.

Conceitualmente, o objetivo do yoga é simples: atingir o estado de hiperconsciência por meio de posturas e ações específicas, principalmente alongamentos e respirações. Não existe apenas uma maneira para alcançar essa meta. No Brasil, são praticados mais de 40 diferentes tipos de yoga, com interpretações diversas. Enquanto uma modalidade foca no aspecto espiritual, a outra se concentra na exigência física, etc.

Cada uma das principais formas de fazer yoga vai te ajudar a desenvolver habilidades específicas e muito importantes. Por exemplo:

  • Ashtanga – ensina a sincronizar movimento e respiração como nenhuma outra;
  • Hatha – ajuda a entender como progredir na postura ficando na mesma posição durante 10 segundos;
  • Iyengar (pronunciado “Ayengar”) – usa elementos externos como cordas, cadeiras e travesseiros para  conseguir chegar mais longe nas posturas;
  • Flow – reforça o fluxo dos movimentos e respiração;
  • Bikram – a temperatura da sala vai até 40 graus, o que potencializa alongamentos e intensifica a liberação de toxinas.
Uma prática para ambos os sexos

Uma prática para ambos os sexos

Flexibilidade é uma coisa que ajuda a fazer yoga e é onde os homens se sentem em desvantagem. Essa confusão no conceito sobre Yoga entre os homens tem crescido pelo fato de que o corpo das mulheres se adaptam a diferentes posturas de yoga mais facilmente quando compararado ao dos homens.

De acordo com estudos, homens tendem a perder flexibilidade mais cedo já no fim da adolescência. Homens costumam levantar peso nas academias ou correr quilômetros na esteira, para melhorar o nível energético e o tônus corporal. A maioria deles tende a focar em peito, ombros e braços; e eventualmente acabam ignorando os membros inferiores que são músculos das coxas, tendões, pernas e virilha.  Está é uma das razões porque os homens sentem dificuldade em se esticarem no tapete de yoga e preferem se manter distante da yoga.

Yoga funciona num nível físico e mental, lhe ajudando enquanto desempenha diferentes papéis durante o dia. Com a prática regular do yoga, homens também podem ter um corpo mais flexível e realizar posturas avançadas.

Destacamos os principais benefícios do yoga:

  • Melhora de forma considerável a flexibilidade, a postura e o equilíbrio.
  • Potencializa o desempenho sexual, evitando por exemplo a ejaculação precoce e disfunção erétil.
  • Diminui problemas como estresse, insônia e depressão.
  • Promove benefícios à qualidade de vida, por meio do autoconhecimento, do equilíbrio emocional, do bem-estar e da paz interior.
  • Fortalece a capacidade cardiorrespiratória e a resistência muscular.
  • Aprimora as capacidades cognitivas, como o foco, a memória e a concentração.
  • Suaviza odor corporal, já que pelo suor são eliminados toxinas e a cada aula você terá um cheiro mais suave.

O valor da Yoga para homens - tonusFazer yoga é uma maratona, não um pique de 100 metros. Para aproveitar seus benefícios você deve pensar nele como uma atividade de longo prazo, feita de forma freqüente e que forma parte da sua rotina. Fazer que teu corpo melhore de postura, de tônus, se estique e cresça, e entender melhor teus limites não acontece de um dia para outro. Persevere. Paciência e atenção em como respirar.

Fazer yoga tem evidentes benefícios físicos, mas o que realmente vale a pena é a mistura de esforço, superação e relax mental que o processo inteiro gera quando se faz de forma completa e contínua.

Boa prática.

Namastê.

😉

 

Fontes: Revista Exame – Mestre Sergio Santos – The Art of Living – Vivo Mais Saudável

Dicas de meditação pelo “guru do Google”

Chade-Meng Tan

Chade-Meng Tan

Empresas como o Facebook, o Twitter e o LinkedIn usam o treinamento para melhorar a qualidade de vida e o ambiente de trabalho de seus funcionários. O engenheiro Chade-Meng Tan é tão entusiasta do assunto que, depois de ministrar cursos sobre meditação para mais de mil colegas e lançar o livro “Procure Dentro de Você” (Editora Novas Ideias), ele se tornou o guru informal do Google, onde trabalha desde 2000.

Abaixo apresentamos uma entrevista com Meng, onde ele aponta dicas para alcançar uma melhor prática da meditação dentro do ambiente de trabalho.

  • Qual é a importância da meditação no ambiente de trabalho?

A meditação é como um exercício. Se você medita, vai ganhando aptidão mental e emocional. Com isso, todos os aspectos da sua vida melhoram, incluindo saúde, felicidade e produtividade. E, obviamente, para as empresas, é importante ter funcionários saudáveis, felizes e produtivos. Por isso, a meditação é tão importante.

  • Como isso funciona?

Alguns estudos já provam que a meditação pode melhorar, por exemplo, a resistência contra o resfriado. Além disso, as pessoas aprendem a lidar melhor com o stress e têm mais energia, logo se tornam mais produtivas. A felicidade também é um benefício importante, tanto em casa quanto no trabalho. Se o funcionário é feliz na empresa, ele trabalha com mais determinação e a organização prospera.

Tem também a criatividade. A meditação acalma a mente, deixando-a alerta e relaxada, o que cria condições para o pensamento criativo.  E, finalmente, a meditação é relacionada com a capacidade de ouvir os outros e melhorar os relacionamentos sociais. Portanto, quando a pessoa medita, causa menos atritos com outros funcionários.  Por isso, é uma vantagem tanto pessoal quanto profissional.

  • Não é irônico pensar que, em um ambiente competitivo como o do trabalho, as pessoas possam usar os benefícios da meditação para tirar vantagem sobre os colegas?

Isso é possível, mas só se o treinamento não for feito de forma correta. Se a meditação for direcionada apenas para a melhora da concentração, então o praticante pode, sim, usar essa aptidão para prejudicar os outros. Na tradição que eu venho [budista], temos uma palavra para isso: miccha samadhi, que significa “concentração errada”.

Um treino completo de meditação deve incluir sabedoria e compaixão, além da concentração. Sabedoria inclui o desenvolvimento de uma visão sobre as causas dos sofrimentos e das alegrias. Compaixão inclui a motivação de servir a um bem maior.

Se o praticante faz o treino completo, ele vai descobrir uma fonte de alegria que não depende de prazer sexual ou do ego. Isso significa que ele não vai mais precisar prejudicar ninguém para se sentir feliz, porque ele já é feliz através de caminhos saudáveis.

  • A meditação funciona para qualquer tipo de profissional?

Com certeza. Lembre-se de que a meditação desenvolve aptidões físicas e mentais como um exercício na academia. Não importa se você é um gerente ou um engenheiro, se você está bem fisicamente, vai trabalhar mais efetivamente. O bem estar emocional também pode ajudar qualquer carreira, independente do trabalho.

  • Qual é o melhor tipo de meditação para fazer no trabalho?

Existem maneiras muito práticas de se meditar no trabalho. Uma delas, é fazendo pequenas pausas mentais. Em outras palavras, descanse a mente por um período muito curto de tempo, mas frequente.

Você só precisa se concentrar na sua respiração, por apenas um suspiro, por exemplo. Só isso. A melhor coisa é que você não precisa parar de fazer nada do que você está fazendo. Você não precisa parar de trabalhar e ir para uma sala. Dá para fazer isso enquanto você estiver indo para o banheiro, ou esperando um programa do computador abrir. Isso traz benefícios a custo zero.

Para os gestores, outra boa forma de meditar é a prática da gentileza. A cada hora, durante dez segundos, escolha duas pessoas aleatórias e pense consigo mesmo: “Eu desejo que essa pessoa seja feliz, e desejo que essa outra também seja feliz”. Não precisa dizer nada, só pensar. Quando você faz isso com frequência, desenvolve um hábito mental, que, no caso, é o hábito da gentileza.

Namastê.

😉

Fonte: Revista Galileu

Exposição “Mafalda 50 Anos” em São Paulo

Exposicao Mafalda 50 anos - capaA personagem Mafalda começou a ser publicada em 1964, uma época dura e sombria na Argentina (e no mundo). Mas com sua postura inquieta e questionadora, a personagem criada pelo cartunista argentino Quino, conseguiu driblar essa atmosfera e trouxe à tona perguntas que foram capazes de iluminar novos caminhos e apontar para outra direção.

Um convite para entrar no mundo dela

Um convite para entrar no mundo dela

Ao lado de outros personagens – Manolito, Susanita, Miguelito, Filipe e seus paisMafalda protagonizou momentos de descoberta do mundo e suas diversas nuances.

Lúcida, crítica, enfática, audaz… uma personagem tão simples quanto profunda. Marcou gerações com suas ideias e inquietações. Mafalda é talvez a personagem em quadrinhos mais popular da historia da Argentina. Foi traduzida para 26 idiomas e foi eleita uma das dez mais influentes personalidades argentinas dentro do século 20.

Em comemoração pelos 50 anos de Mafalada a cidade de São Paulo recebe a exposição “O Mundo Segundo Mafalda”. Isso após uma bem sucedida temporada em sua terra natal, onde passou pelas cidades de Córdoba e Buenos Aires.

Exposicao Mafalda 50 anos - vitrola e Beatles

Mafalda adora Beatles

A mostra foi criada com foco nas crianças mas emociona inclusive os adultos, principalmente, aqueles que tiveram contato com as tirinhas da personagem na sua juventude. Um convite para enxergar o mundo pelo olhar deste personagem, entrar em sua casa, seu quarto, entender a relação dela com seus pais e amigos.

Com entrada gratuita e num ambiente amplo, os visitantes podem acompanhar mais da historia dessa “jovem senhora”. São 12 espaços que contam o nascimento das tirinhas, oficina criativa para crianças, Mafalda e a TV, direitos das crianças, galeria de tiras, os gostos e desgostos de Mafalda, entre outros temas.

Acontece no espaço Praça das Artes, que fica na Avenida São João, 281 (Centro / São Paulo). Para ir de Metrô, desça na estação São Bento (Linha Azul), ou na estação Anhangabaú (Linha Vermelha). Aberta das 09:00 as 20:00, fica até 28 de fevereiro (sábado).

Boa diversão!
Namastê.

 

Local da mostra

Local da mostra