Escolhendo o filtro solar ideal

Escolhendo filtro solar - capaA importância do uso de protetor solar acontece durante o ano inteiro, mas, em dezembro  os raios de sol estão mais intensos e podem ser ainda mais agressivos à pele.

Suas características pessoais devem ser pesadas na hora de comprar o produto. “Quando você faz a escolha certa, o produto atua de forma mais eficaz e garante melhor proteção contra queimaduras, sensações de ardor e inchaços causados pelos raios solares. Caso escolha um item incompatível, pode agravar quadros de oleosidade, vermelhidão, coceira, acne e outros incômodos”, afirma Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica.

Usar corretamente evita manchas e acne

Peles com propensão a alergia, acne e rosácea: essas pessoas também podem apostar em protetores físicos, que refletem ou dispersam os raios de sol. É importante ficar atenta aos que contém álcool na formulação e pacientes que têm tendência à acne devem evitar os tipos gordurosos ― geralmente encontrados nas versões creme ― e preferir os em gel.

Pele seca: beneficie-se dos protetores solares hidratantes, formulados como cremes, loções, emulsões e geis. Mas não se esqueça de usar o hidratante comum, pois os filtros não substituem esse procedimento, que deve ser feito 15 minutos antes do protetor.

Para tons de pele mais escuros: ao contrário do que se imagina, esse tipo de pele também precisa de proteção e os produtos mais indicados são os filtros solares físicos, especialmente os que são à base de titânio, pois promovem ampla cobertura contra os raios UV, com FPS 15, no mínimo.

Para as pessoas com melasma, histórico de câncer de pele ou pele muito clara: para esse público, o mais indicado é um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Ele deve ser utilizado diariamente e reaplicado a cada duas horas ou após nadar ou suar muito.

Para crianças: fique de olho nas versões específicas para idade. Crianças entre seis meses e dois anos devem usar as versões baby, com FPS 30 no mínimo. Acima de dois anos os pequenos já podem usar os mesmos protetores que os pais, mas existem alguns produtos com a indicação kids, que oferecem embalagens atrativas. As versões em spray são mais práticas, mas lembre-se de não usá-lo diretamente no rosto, prefira aplicar nas mãos e em seguida espalhar na face.

Para as gestantes: além de levar em consideração as caraterísticas da pele, as gestantes devem ficar atenta as substâncias que compõe o produto, uma vez que nessa fase a pele da mulher tem maior capacidade de absorção.

Para os idosos: a aplicação do produto é fundamental nessa fase, pois, além de evitar os riscos de câncer de pele, também ajudam a desacelerar o processo de envelhecimento da derme. Para ajudar nessa missão, os produtos encontrados em spray são mais práticos e facilitam o alcance de áreas como pernas e costas.

Bom verão pra gente!

😉

 

Fonte: blog Revista Pense Leve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s