Você conhece os “foodies”?

Você conhece os foodies - capaApaixonados por gastronomia, os foodies dedicam-se a visitar restaurantes famosos, descobrir novos e voltar aos preferidos. Com seus comentários e imagens divulgadas pelas redes sociais, são influenciadores de público para lugares, dão dicas dos pratos da moda e ensinam truques para comer bem, sem gastar muito.

Um foodie é um apaixonado nato por tudo o que sejam iguarias e seus ingredientes. Por tudo ao redor das formas de cozinhar e de aprender sobre cozinha. Desde o mais simples ao mais especial.

Tudo é importante. Sejam um cachorro quente ou caviar. Seja um grande chef renomado ou o cozinheiro do “restaurante lá do bairro”, que serve deliciosos pratos do dia. Tudo é motivo de paixão: cozinhar, ingredientes, as facas e as panelas, livros de receitas. Além das técnicas culinárias e toda a tralha que se pode encontrar dentro de uma cozinha”, diz Rodrigo Menezes, dono do blog Foodie em Portugal.

Um foodie adora fazer jantares para os amigos. Fala de vinhos e de comida. Sabe quem é o chef que cozinha no restaurante “X”, quem é o sub-chef do restaurante “Z”. Tal e qual como quem gosta de futebol, um foodie discute o melhor dos melhores. O melhor restaurante da cidade, o melhor arroz de cabidela do mundo, a melhor mercearia, o melhor isto ou o melhor aquilo. Desde que tenha algo para se comer ou provar. Quase obsessão e com muita paixão.

A rede social Instagram virou uma ferramenta poderosa nas mãos desses interessados por gastronomia. No ranking das hashtags mais utilizadas na rede social em 2013, a marcação #food ficou em quarto lugar, a frente de #selfie. Ficando atrás apenas de #tbt (em tradução livre, algo como “quinta-feira da lembrança), #friends e #fashion.

Foddies adoram fotos de comida

Postar fotos de suas refeições virou mania de quem traz um smartphone sempre a mão. Porém, os foodies se destacam pelas boas imagens, ricos comentários sobre paladar e experiências sensoriais do “estar à mesa”. Mesmo não sendo profissionais do ramo, utilizam suas visitas rotineiras a locais gastronômicos, como um hobby e não um hábito alimentar.

O engenheiro químico Fábio Moon (27) não é crítico profissional, nem costuma utilizar as hashtags, mas já bateu a marca de 5 mil fãs no Instagram. Faz pelo menos 14 refeições fora de casa por semana. Sua rotina muitas vezes inclui dois a três jantares na mesma noite – e já chegou a comer em 14 restaurantes diferentes no mesmo dia (em alguns locais, comeu apenas uma esfirra, por exemplo).

Cantor profissional desde seus 16 anos, Gabriel Cavalcante (28) frequenta os tantos botequins do Rio de Janeiro. “Não levo em conta o bairro, a pompa ou a simplicidade do lugar, o que importa é a cozinha”, diz Gabriel. O sambista carioca se apresenta em diversas cidades no Brasil e do mundo. Atualmente come fora de casa pelo menos dez vezes por semana e já acumula quase 3 mil seguidores no Instagram.

Especializada em gastronomia, a jornalista Ailin Aleixo (37) passou a se dedicar integralmente ao site Gastrolândia – guia, avaliações, notícias, receitas e dicas de viagem. Já ultrapassa 15 mil seguidores no Instagram e 330 mil curtidas no Facebook. Para ela, parte do sucesso se deve ao apelo visual de pratos bem produzidos e bem fotografados.

Os foodies escolhem os melhores lugares para comer

Fontes: Sites Foddie e Gastrolândia; revista Gol Linhas Aéreas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s