Postura, Posição ou Pose

Postura pose posição - capa

A leitura contínua que fazemos de nós mesmos, são parâmetros que guiam o movimento: a postura.

Você se dirige à saída da sala, mas há um grupo de pessoas no caminho. A maneira como você encara o problema produz uma experiência emocional que dispara sinais para a periferia do corpo (músculos, coração, vasos sanguíneos, glândulas adrenais e supodoríparas), iniciando respostas individuais que irão interferir sobre o modo de execução do movimento.

Por outro lado, a experiência da emoção só ocorre após certas mudanças fisiológicas terem tomado conta do corpo. O que sentimos deve-se à nossa interpretação sobre alterações na pressão arterial, freqüência respiratória e concentração de certos hormônios no sangue, por exemplo.

Eric Kandel - Nobel de Medicina

Eric Kandel – Nobel de Medicina

“É precisamente a experiência cognitiva da emoção (sentido atribuído por nós aos sinais do corpo) e não a emoção em si (como o aumento da concentração de adrenalina no sangue), que desencadeia muitas das respostas musculoesqueléticas levadas a cabo por nós”

Situada entre sujeito e objeto, apreciando continua e sistematicamente as alterações do corpo, a consciência torna inteligível os sinais eletroquímicos provenientes da periferia e provoca respostas condizentes aos estímulos recebidos.  Surgem desta leitura contínua que fazemos de nós mesmos, os parâmetros que guiam o movimento: a postura.

Não é difícil observar o quanto a postura de uma pessoa cheia de energia e bem-estar difere daquela assumida pelo indivíduo deprimido. A partir daqui, desenha-se claramente a possibilidade de que mudanças posturais, desencadeadas por exercícios físicos, influenciem determinantemente instâncias cognitivas e emocionais do indivíduo, promovendo mudanças significativas em seu modo de ser e estar no mundo.

Postura pose posição - diferenças

Entendendo as diferenças

Posição – pressupõe uma ação que virá logo a seguir de sua execução. Estamos preparados esperando que algo aconteça.

Ex: estamos numa posição quando estamos preparados para uma ação: posição de largada, posição de ataque, posição de defesa, posição de recepção.

Se você estiver num asana, imaginando que vai sentir isso ou aquilo, não está numa postura, está numa posição. Se você estiver sentado para uma prática meditativa e esperar que algo sobrenatural aconteça, estará perdendo seu tempo, por que essa expectativa já é um atrapalhador para aquietar sua mente.

Pose – pressupõe uma demonstração corporal de algo que gostaria que os outros interpretassem. Estou dependendo da apreciação do outro para obter sucesso. Nos dicionários, a palavra pose passa pelos conceitos de “artificialidade, fingimento, simulação”.

Postura – é a atitude que tomamos para realizar uma ação com o menor esforço possível. A ação da  postura (asana) está simplesmente na sua execução, não estamos esperando acontecer nada nem queremos impressionar ninguém. Treinamos estabilidade com o relaxamento do esforço. Estabilidade é imobilidade que é sinônimo de inatividade.

A atividade que está por trás da imobilidade é o que chamamos de yoga. Com o tempo, o praticante diminui cada vez mais o esforço no asana, e é por isso que consegue aumentar o tempo de permanência.

Treinar um asana não significa mantê-lo, mas sim senti-lo. Treinamos a consciência da imobilidade, portanto, não basta não se mexer, temos de sentir que não nos mexemos, mais do que isso, é não sequer ter a intenção de se mexer.

A diferença entre pose, postura ou posição é apenas interna, só você sabe o que está praticando.

 

Postura: Adho Mukha

Postura: Adho Mukha

Fontes: Estudio de Yoga & Pilates / Yoga na Móoca

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s