Os diferentes estilos de Yoga

Estilos de Yoga - capa

A palavra “yoga” traz vários significados, um deles é “união”. Essa prática atua no treinamento disciplinar do corpo e da mente. Mais que apenas uma atividade física para o corpo, os yogues alcançam a auto-descoberta. Unindo o corpo, a mente e as emoções, somos capazes de agir de acordo com nossos sentimentos e ideias.

Requer disciplina para a prática, condicionamento físico e força de vontade. Com várias técnicas trabalha-se posturas, respiração e relaxamento, em diferentes sequências. É necessário observar bastante quem já faz e ter uma mente flexível, aceitando os limites do corpo.

Como o karatê, a yoga possui vertentes (ou estilos). A variedade é ampla, mas as mais conhecidas são Hatha (também chamada de tradicional), Power, Ashtanga e Iyengar. Todas representam a forma que cada professor fundador do estilo teve para inovar.

Na Índia, cada estilo é uma herança ancestral de uma família diferente. Basicamente não há diferenças entre as ideias e os objetivos de cada vertente, pois todas vieram do mesmo lugar. Porém, elas indicam caminhos variados para momentos diversos da vida de uma pessoa.

Estilos de Yoga - surya-namaskar

Entendendo cada uma:

Hatha Yoga ou Yoga Tradicional – consiste em todas as linhagens que usam exercícios de respiração, posturas, exercícios de limpeza do corpo, meditação e relaxamento. Flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e de relaxamento auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para quem está há muito tempo parado e pessoas com qualquer tipo de limitação física, como problemas de coluna e coração.

Power Yoga – é um ramo do Hatha Yoga que busca uma prática mais dinâmica. As posições são conectadas por sequências de movimentos, chamadas vinyásas. Uma técnica vigorosa, desafiante e agradável mesmo tempo. Uma combinação de movimentos fluidos acompanhados de uma respiração consciente. O foco principal é o equilíbrio entre exercícios musculares, de flexibilidade e de conscientização corporal. Produz um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente.

Iyengar Yoga – desenvolvida pelo mestre contemporâneo Iyengar, a modalidade prima pelo alinhamento meticuloso entre as várias partes do corpo. Iyengar foi um dos principais divulgadores do uso dos acessórios (blocos, fitas, almofadões) para facilitar a execução correta das posições. Por isso, essa técnica pode ser usada como yogaterapia para amenizar doenças e reestabelecer o equilíbrio e a saúde.

Ashtanga Yoga ou Ashtanga Vinyása Yoga – o método formatado pelo mestre indiano Sri K. Pattabhi Jois. Consiste em sequências fixas de movimentos feitas com fluidez, acompanhados por respirações. Durante a prática, procura-se gerar uma grande quantidade de calor, o que ajuda a purificar o corpo.

 

Fonte: Revista Vida Simples

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s